logo  
______
HOME | O INSTITUTO | PROJETOS | PARCEIROS | NOTÍCIAS | AGENDA | GALERIA
 
 

O convite para a palestra partiu de Rosilene Amorim dos Anjos. A professora do Projeto Renascer do Conselho de Moradores do Saco Grande (COMOSG) foi quem escreveu o projeto de formação política, iniciado em março de 2009. “Sentíamos falta de envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos e nas reuniões. Infelizmente, não são muitos os que frequentam o EJA, mas todos pertencem a mesma comunidade”, afirma. Esta seria uma maneira de atingir indiretamente as crianças e toda a Bacia Hidrográfica do Saco Grande, que compreende também os bairros de Monte Verde, João Paulo, Parque da Figueira e Cacupé.

Cerca de 30 alunos compareceram à palestra. Deisiane relata que na platéia havia de jovens a pessoas de meia idade. “Quando se leva uma questão polêmica como a ambiental para um grupo tão diversificado, o debate se torna rico”, diz a geógrafa. No encontro, foram discutidos também os efeitos da ocupação desordenada, a distribuição desigual de renda e a representação política. Eleonora Kaczur, assistente social do Instituto Carijós, falou em março sobre o exercício da democracia.

Rosilene, a partir do projeto, já promoveu quatro atividades visando à mobilização social. A equipe da ONG participou de duas. “Não apenas no EJA, mas em geral, o conhecimento sobre os direitos do cidadão está muito fragmentado”, comenta. A próxima palestra tratará sobre o funcionamento dos postos de saúde. A ideia é dar continuidade aos encontros a partir de questões levantadas pelos próprios alunos do EJA.

imgvolta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Arquivo