logo  
______
HOME | O INSTITUTO | PROJETOS | PARCEIROS | NOTÍCIAS | AGENDA | GALERIA
 
 

Na ocasião, Marília Medina Puppo, coordenadora do projeto, entregou aos presentes uma cartilha produzida sobre a pesquisa. A publicação e o vídeo mostram que – a partir do conhecimento local sobre os peixes e da coleta de campo em locais dentro e fora da ESEC Carijós – as causas para a diminuição da quantidade de peixes na área não estão ligadas aos limites da estação. Os principais problemas são o assoreamento e o depósito de matéria orgânica no curso do Rio Ratones. De acordo com os resultados foram estabelecidos pela comunidade e pelo IC planos estratégicos que visam à revitalização do curso d’água.

Após a exibição do documentário, foram homenageados os pescadores que nele “atuaram” e contribuíram para a pesquisa. Para o presidente da Associação de Moradores de Ratones (Amora), Flávio De Mori, o lançamento do vídeo trouxe satisfação e sensação de dever cumprido. Acrescenta Marília que “é importante dar este retorno aos moradores para motivá-los a participar das associações, que tem como meta principal dar voz às demandas comunitárias nas tomadas de decisão sobre questões do bairro e da cidade.”

O vídeo será exibido em escolas da região e ficará à disposição do IC para ser utilizado nas atividades de educação ambiental. Instituições interessadas em obter uma cópia e divulgar o trabalho devem entrar em contato com a Amora pelo telefone (48) 3266-8070.

imgvolta

 

 

 

 

 

 

 

 

Arquivo